As Melhores Ferramentas de Marketing Digital

As ferramentas de marketing digital são indispensáveis para o empreendedor digital. Assim como as ferramentas de um engenheiro, eletricista, etc.

Das de análise de palavras-chave até as ferramentas de análise e métricas. Por meio delas você não apenas consegue otimizar processos, mas também potencializar os resultados do seu negócio online.

Hoje aqui vamos te apresentar as melhores ferramentas de marketing digital e que são indispensáveis para o seu sucesso na internet. Depois de conhecer e utilizá-las, sua rotina será muito mais prática, ágil e você notará um aumento na produtividade também.

As ferramentas que te apresentaremos a seguir te ajudam a solucionar uma série de problemas e facilitar e organizar sua vida de empreendedor.

Ferramentas de Marketing Digital

Existe um treinamento online para empreendedores que ensina a usar cada ferramenta, que será listada abaixo, de forma detalhada.

Veja como o treinamento Fórmula Negócio Online funciona

Ferramentas de marketing digital para análise

Trabalhar com marketing digital sem fazer uso de ferramentas de análise é como pedir para fracassar.

Quando você simplesmente lança uma campanha ou insere artigos no blog mas não faz um acompanhamento, como saberá se algo está gerando resultados?

Mensurar dados te ajuda a ver o que está e o que não está dando certo e, com isso, você ameniza erros e tornar suas ações mais assertivas. Sem contar que isso também te ajuda a ver se você está gastando mais e obtendo pouco retorno.

Com ferramentas como o Google Analytics (que é gratuita) você consegue analisar o desempenho do seu blog e ver quais artigos geram maior retorno e quais não. Essa ferramenta pode também ser utilizada em páginas de vendas ou mesmo páginas de cadastro para acompanhar a conversão.

Ainda, em redes sociais como Facebook e Instagram você também consegue acompanhar o desempenho das postagens e dos anúncios. Mas com ferramentas próprias dessa plataformas.

Mas além de obter esses dados, é extremamente importante que você saiba como interpretá-los.

Ferramentas de SEO

O SEO é uma das coisas mais importantes para quem trabalha com marketing digital. Especialmente se o objetivo são as visitas orgânicas do Google.

Há como como usar SEO em artigos para blog, em textos para páginas de vendas, em vídeos para Youtube (descrição), em legendas para redes sociais e muito mais.

Mas, para isso, é importante que você conte com ferramentas voltadas para SEO.

E algumas das melhores ferramentas de marketing digital para isso são:

Google Keyword Planner (Planejador de Palavras-chave do Google):que é uma ferramenta 100% gratuita. Você pode usá-la também para suas campanhas de anúncios do Google AdWords;

SEMrush: que é também um planejador de palavras-chave, só que mais profissional, mais robusto e é pago.

Essas duas ferramentas te ajudam a saber quais palavras-chave dentro do seu nicho de mercado são mais relevantes. Assim você consegue desenvolver artigos, vídeos e até textos para redes sociais que terão maior retorno (mais visitantes, mais engajamento, mais visualizações, etc);

Essas ferramentas são indispensáveis para você ter sucesso com o marketing de nicho.

Há ainda outras ferramentas que você pode usar para analisar a concorrência e analisar o SEO do seu site: Similar Web e SEO Certo.

Monitoração do seu site

Google Search Console

Uma das melhores ferramentas de marketing digital para você monitorar a presença do seu site ou blog é o Google Search Console.

Se você deseja ranquear seu blog, é muito importante adotar o uso dessa ferramenta.

O Search Console oferece dados como:

– Quais termos levam uma pessoa até seu site (Search Traffic);

– Se há problemas de segurança que precisam ser resolvidos a fim de melhorar a autoridade do site;

– De que forma o Google lê o títulos, as descrições e as imagens de cada uma de suas páginas;

– Entre outros.

Essa é uma ferramenta extremamente valiosa para quem deseja melhorar o posicionamento do seu site ou blog e, o melhor de tudo, totalmente gratuita.

Ferramentas de criação de sites e blogs

Imagine o Youtube e as redes sociais acabando, o que você faria? Seu negócio iria por água abaixo? Talvez sim, caso você centralizasse ele apenas no Youtibe ou apenas no Instagram, por exemplo.

Mas você sabia que com um site ou blog não correria esse risco, pois ele é seu? É você quem “mande ali”.

Você pode até dizer que tem um canal no Youtube, mas, na verdade, essa plataforma pertence ao Google e se por acaso acontecer alguma coisa, você perde tudo.

Por isso não é interessante apostar todas as suas fichas numa única plataforma para criar seu negócio online.

E é aqui que entram as plataformas para criação de blogs como WordPress e Wix.

Com um blog, além de você ter mais autonomia, pode enviar o tráfego obtido por meio de anúncios pagos ou das redes sociais para lá. Em seguida, poderia captar o e-mail dessas pessoas para trabalhar com e-mail marketing (calma que a gente já vai falar sobre isso também), criando um relacionamento mais próximo e mais seguro.

Tanto o Wix quando o WordPress possuem versões gratuitas (claro, com suas limitações). O WordPress te permite utilizar muitos plugins para deixar seu site profissional (isso na versão pro dele que é o Wordpress.org). Já o Wix possui uma interface mais intuitiva, sendo mais simples de criar seu site ou blog ou até mesmo páginas de capturas.

Ferramentas de redes sociais

Hoje em dia as redes sociais estão entre as ferramentas essenciais para marketing digital.

As redes sociais em si, como Facebook e Instagram, já são ferramentas, mas existem ferramentas que pode ser utilizadas para potencializar os resultados com elas.

É possível deixar postagens programas, fazer busca por hashtags relacionadas com o seu mercado ou nicho de atuação, etc. E essas ferramentas permitem até que você faça postagens no Instagram usando seu computador.

Algumas das ferramentas essenciais para marketing digital voltadas para redes sociais são: Hootsuite (com ela você reúne suas redes sociais em um único lugar e pode fazer o gerenciamento delas), Buffer (agendamento de postagens), Postgrain (agendamento de postagens apenas para Instagram), entre outras.

E-mail marketing

E-mail Marketing

Falamos aqui que com um blog você pode captar o e-mail dos usuários que chegam nele. E é através das ferramentas de marketing digital voltadas para e-mail marketing que você consegue isso.

Elas são conhecidas como ferramentas de automação de e-mail marketing. E além de você conseguir colocar um formulário para o visitante do seu site se cadastrar, ainda consegue programar o envio automático de e-mails em sequência (sequência de e-mails), analisar se os e-mails foram recebido, aberto e quem clicou nos links, enviar e-mails de acordo com o envolvimento do usuários cadastrado (trabalhar com funil de vendas), etc.

E para fazer isso você pode usar ferramentas como e-Goi, RD Station, LeadLovers, Mailchimp, Mad Mimi, Aweber, Zoho (que ainda pode ser usado como provedor de e-mail), Get Responde, entre outras. Elas são ferramentas pagas, mas oferecem algumas versões gratuitas que você pode usar para fins de teste.

Valendo lembrar ainda que os valores variam de acordo com as funcionalidades, número de contatos, etc.

Ferramentas de design

A identidade visual é outra coisa extremamente importante para o seu negócio online.

Por esse motivo é importante ou investir na contratação de um bom web design ou, se pretende fazer algumas coisas por si mesmo, fazer uso de algumas ferramentas como o Canva (que é gratuita).

Com o Canva você consegue criar material para blog, redes sociais, e-books, entre outros. Há elementos gratuitos, mas também há outros pagos, geralmente com um custo baixo. E em poucos cliques você consegue criar esses materiais.

Realização de testes A/B

Os testes A/B tratam-se de testes para ver o que converte mais, melhorando os resultados com suas estratégias e campanhas de marketing.

Você simplesmente faz duas versões de uma mesma página, por exemplo, e confere qual delas gera mais resultados.

Por exemplo: temos uma página onde há um botão “saiba mais” em azul e na outra onde há um botão “saiba mais” em vermelho. Nisso, veremos qual página obterá mais cliques nesse botão.

Mas você pode fazer teste A/B em postagens das redes sociais, em anúncios, em mensagens de e-mail, entre outros. E esse teste pode ser feito tanto em botões quanto em cores, layout, títulos, CTA (Call to Action) e muito mais.

E aqui uma das ferramentas que pode te ajudar a realizar testes A/B é a Google Optimize. Na realidade ela é uma extensão para o Google Analytics.

Criação de e-books

Para quem precisa criar e-books para usar como isca digital, por exemplo, há algumas ferramentas que podem te ajudar:

– Canvas: já citamos essa ferramenta aqui. Com ela você ainda pode criar e-books gratuitamente, de maneira simples e intuitiva;

– Beacon: esse é um plugin para WordPress muito prática que transforma as postagens do seu blog num e-book;

– Google Docs: você pode escrever o conteúdo do seu e-book no Google Docs e depois exportar e converter para pdf;

Calibre: ferramenta exclusiva para criação de e-books. Ele está disponível para Windows, MAC OS e também Linux.

Criação de materiais gráficos

Se você precisa criar algum tipo de material gráfico mas não dispõem de verba para isso (e nem quer deixar de ter algo de qualidade), pode então fazer uso de algumas ferramentas que te ajudam a criar, por exemplo, infográficos em pouco tempo e de forma profissional.

Algumas ferramentas que podem te ajudar com isso são: PiktoChart e Infogram. Com elas você pode fazer tanto infográficos quanto slides, artes para redes socais e muito mais. Se você precisa fazer alguma dessas coisas, então essas são ferramentas essenciais para marketing digital para você.

A interface de ambas as ferramentas é em inglês, mas é bastante intuitiva e há também alguns tutoriais que é possível seguir apenas vendo as imagens.

Janelas pop up para captura de leads

São janelas que se abrem no navegador do visitante quando ele acessa sua página. Ela pode ser configurada para aparecer depois do usuário estar alguns segundos na sua página, quando ele move o mouse para fechar sua página, etc.

Os resultados obtidos com o uso dessa ferramenta é muito bom. E você pode usar essas janelas pop up para fazê-lo se inscrever e baixar algum material ou mesmo se inscrever em sua newsletter, por exemplo.

No WordPress há alguns plugins que você pode usar para isso, tais como: OptinMonster, Popup Maker, ARI Fancy Lightbox, etc.


Agora que você conhece as ferramentas do Marketing Digital, conheça também as melhores estratégias do Marketing Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *