Marketing de Nicho: O que é e Por Que Fazer?
Esse tipo de marketing tem foco num público específico e dentre as principais vantagens temos a baixa competividade e os ótimos retornos sobre investimentos em divulgação.
O marketing de nicho pode tanto ser adotado por pequenas empresas quanto por empreendedores que buscam melhorar os resultados do seu negócio e conquistar autoridade.
O marketing de nicho está entre as melhores estratégias do marketing digital para promover o seu negócio.
Caso queira se aprofundar, leia o artigo como funciona o marketing digital.
O que é marketing de nicho?

Imagine que você tente abrir um e-commerce e queira competir com grandes marcas como Amazon e Mercado Livre, por exemplo. Seus resultados, nesse caso, seriam extremamente baixos.
Já que essas empresas são gigantes, estão consolidadas no mercado.
Agora imagine que você abra um e-commerce de nicho, focado num determinado público: games, moda masculina, moda infantil, moda praia, papelaria, brinquedos, etc.
Você trabalharia com um público segmentado e com maiores chances de sucesso e bons retornos.
O marketing de nicho é isso, você trabalha com um grupo restrito dentro de um mercado. Grupo esse que não tem suas necessidades atendidas pelo mercado.
Esse tipo de marketing pode tanto ser usado para produtos físicos ou digitais como para serviços.
E o mais interessante aqui é que você pode encontrar nichos ainda não explorados ou pouco explorados e conseguir sair na frente dos concorrentes.
Marketing de nicho: um conceito antigo
Mesmo sendo um termo recente, esse tipo de marketing já era utilizado há décadas.
Um dos casos datados é de 1902 quando o americano Francis Woodward, fundador da Genesee Pure Food Company teve a ideia de anunciar seu produto numa revista que tinha como público-alvo donas de casa, a revista “Ladies Home Journal”.
O produto divulgado por Woodward foi uma gelatina. No anúncio ele apresenta seu produto como “a gelatina preferida da América”. Com essa estratégia ele aumentou as vendas desse produto e conseguiu reerguer a empresa que estava numa situação nada favorável.
O que Francis Woodward fez foi apresentar seu produto para um público específico. Ao invés de, talvez, publicar um anúncio no jornal impresso, por exemplo, onde o público era mais amplo, ele resolveu apresentar seu produto para quem realmente teria interesse nele.
É assim que o marketing de nicho funciona: você apresenta seus serviços e produtos para as pessoas certas, que buscam por uma solução desse tipo.
Fazendo uma analogia, seria como ir pescar num lugar em onde você sabe que há peixes, onde se fez uma pesquisa antes, e você volta com a rede cheia, ao invés de simplesmente ir para qualquer lugar e “tirar a sorte” para pegar um ou dois peixinhos (ou nenhum).
Por que fazer marketing de nicho?

Um dos motivos é a baixa concorrência, como já citamos. Pois enquanto um mercado é algo amplo e atrai a atenção de muitos, elevando a concorrência, os nichos são menores e neles a concorrência é baixíssima.
Empresas, empresários e empreendedores que praticam esse tipo de marketing conseguem clientes fiéis e que divulgarão seu negócio.
Mas por que isso acontece?
Como você estará atuando no setor com poucas opções, seus clientes, ao sentirem-se satisfeitos tanto com o produto/serviço quanto com o atendimento, promoverão seus negócios para familiares, amigos e seguidores. E como, geralmente, as pessoas tem amigos e conhecidos com gostos semelhantes, usando esse tipo de marketing seus resultados serão muito bons.
Mas ainda há outras vantagens em fazer marketing de nicho:
– Menor custo por clique: se você trabalha com anúncios online em plataformas como Google AdSense, Facebook Ads ou Instagram Ads, sabe que a segmentação é algo que te ajuda a reduzir os custos por clique. Logo, com o marketing de nicho você consegue reduzir esses custos;
– Você pode aumentar o valor dos seus produtos e serviços: de acordo com o profissional de marketing norte-americano Philip Kotler, considerado por muitos como o “pai do marketing”, ao escolher atuar com um nicho, onde se tem poucos concorrentes, e se tornando especialista nesse nicho, você consegue cobrar um maior preço por seus produtos e/ou serviços. E os seus clientes não verão problema nisso, pois enxergaram a exclusividade que terão com essa escolha;
– Público focado e mais resultados: você tem um público menor, mas que, usando as técnicas, estratégias e ferramentas de marketing digital certas, interagirá mais com sua marca do que se você focasse num público maior. Podemos concluir que aqui o retorno é muito mais garantido;
– Expandir seu negócio: além de todos os benefícios citados aqui, ao contrário do que alguns pensam, ao optar por se especializar num nicho você terá também potencial para conseguir expandir seu negócio e aumentar suas receitas.
Sobre o Autor
0 Comentários